O primeiro jornal fast-news do Nordeste
JUAZEIRO DO NORTE - CE
JUANORTE
O Think Tank da Metrópole do Cariri
Capa    10/12/2017  Edição 444
  

SALESIANOS NO JUAZEIRO

Dia 8 de dezembro, dia de Nossa Senhora da Conceição, é considerado o dia de "nascimento" do apostolado salesiano de Dom Bosco. Nos seus primeiros meses de Turim do ano de 1841, enquanto continua os estudos e a preparação, Dom Bosco reflete sobre a missão que, sente cada vez mais claramente, Deus lhe confiou. Mas a realização do sonho é muito complexa. E cheia de obstáculos.Depois de sua Ordenação sacerdotal (5 de junho de 1841), Dom Bosco, na Igreja onde celebrara a sua primeira Missa, encontra-se, na Solenidade da Imaculada Conceição de Maria do mesmo ano, com o jovem Bartolomeu Garelli, carente. Foi no dia 8 de dezembro de 1841 que aconteceu esse encontro. Garelli era um rapaz necessitado de educação humana e religiosa. Um jovem que, no decorrer dos anos, se haveria de revelar um protótipo dos tantos outros que seriam atendidos, antes por Dom Bosco, depois por seus Filhos e pela vasta Família Salesiana.A história do Juazeiro e dos Salesianos está entrelaçada. É de notório saber que a obra de Dom Bosco foi escolhida pelo Padre Cícero para que este desejasse ver a continuação do seu trabalho e de seu apostolado nas ações da Congregação

Salesiana, que por intermédio da educação e da formação religiosa da juventude do Juazeiro, especialmente a parcela mais pobre, textualmente especificada no testamento do "padim", conduzisse as transformações sociais necessárias neste sertão nordestino. Desde então, podemos conhecer as sonhadas funções da educação formal pelo Padre Cícero.A insistência do Padre Cícero para que os salesianos viessem logo para o Juazeiro para início de suas obras, e o intenso diálogo mantido com a Congregação Salesiana, mediante uma vasta e rica troca de correspondências, a maioria delas publicadas pelo padre Antenor de Andrade Silva em "Cartas do Padre Cícero", elucida as razões de sua intenção de trazer a obra salesiana para o Juazeiro, tornando esta causa não apenas dele, mas parte do desejo de muitos habitantes da cidade.08 de dezembro de 2017; 177 anos depois reconhecemos mais uma vez a importância daquele encontro para a nascente missão na Família Espiritual de Dom Bosco.

EM JANEIRO NO JUAZEIRO

Em janeiro, eu vou ao Juazeiro,
com prazer no coração,
rezar para o Padrinho Cícero
e a Virgem da Conceição.

Meu padrinho aqui estou,
no vosso santo lugar,
dê-me sua proteção d
o mal queira me livrar.

 

Foto: Padre Angel Artime, sucessor de Dom Bosco

Quem já veio ao Juazeiro,
de Padrinho Cícero Romão,
recebe as bênçãos santas,
da Virgem da Conceição,

Quem vem para o Juazeiro,
aqui neste santo lugar,
traga quem não veio ainda
para também saber contar.

Visitem as santas Igrejas,
e nas 12 estações vão,
e sigam para a estátua
de Padrinho Cícero Romão.

Do horto vá no Sepulcro,
Fazer sua oração,
Passar nas pedrinhas estreitas,
O caminho da salvação.

Ofereço este bendito,
Ao Frei Damião, A nossa
Virgem das Dores,
E a Padrim Cícero Romão"

Bendito de Maria José de Araújo, adaptado por mim, que se Deus quiser e nosso "padrinho" permitir, em janeiro eu vou para o Juazeiro.

LOCALIZAÇÃO